DOMÍNIO DO YIN - DA FERTILIDADE À MATERNIDADE: A MULHER E SUAS FASES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Helena Campiglia

Yin/Yang: a interação que sustenta a medicina chinesa. O sutil equilíbrio entre essas energias e suas implicações no estado de saúde e de doença. Yin, como símbolo de suavidade, devoção, concentração, reconhecimento, profundidade, adaptabilidade. Yang representando aceleração, atividade incessante, alteração dos ciclos naturais, redução da reflexão, desvalorização da passividade.

A mulher, nesse meio, vê seus atributos Yin se esvaírem ao buscar um estilo de vida diferente, competitivo, tumultuado e estressante. Um estilo yang de comportamento e de hábitos. Como consequência, surgem profundas alterações nos seus ciclos menstruais, na fertilidade, na maternidade e na menopausa, as fases da expressão do feminino.

Domínio do Yin - da Fertilidade à Maternidade: a Mulher e suas Fases na Medicina Tradicional Chinesa aborda exatamente essas questões, com particular ênfase aos benefícios da acupuntura no tratamento da infertilidade. O profundo conhecimento da autora em medicina ocidental e medicina tradicional chinesa e sua vasta experiência clínica garantem uma feliz perspectiva de atendimento e um livro instigante para os profissionais e estudantes de MTC e acupuntura e para todos os que se mantêm receptivos a novos enfoques de tratamento.